Outubro “rosa”

Outubro é o Mês da Conscientização do Câncer de Mama, uma das doenças mais comuns que afecta às mulheres e que pode ser prevenida e curada. Durante esses dias, vocês devem ter visto por ai a fita rosa, que é o símbolo da luta. Mais do que apenas um item de identificação da campanha, essa fita representa a luta diária de muitas pessoas contra a doença, seja pesquisando alternativas de cura ou dando conforto a quem precisa.

Todos conhecemos alguma história mais ou menos próxima de uma mulher que foi vítima da doença. Seja qual for o seu desfeixo, as vivências dessa mulher serviram de lição para nós. Aliás, eu quero trazer para vocês o depoimento de uma delas, Tânia Maria Vilar Barbosa, criadora e moderadora do grupo “Mama Câncer” . Tânia é uma orgulhosa sobrevivente e tem uma mensagem de esperança que busca inspirar-nos e fazer-nos participantes da sua luta, que é a luta de todas as mulheres e também dos seus familiares e amigos.

“Sejam guerreiras e não desistam nunca!”

“Meu nome é Tânia Maria Vilar Barbosa, tenho 56 anos e há 8 anos tive câncer-de-mama. No dia do resultado do exame, lógico, meu mundo caiu! Mas nada me fez desistir ou desesperar. Só pensava em minha filha, meu marido e meus pais sem a minha presença, se não lutasse.

Levantei a cabeça, decidi, operei  e pensei: nenhum “câncer” vai me derrubar! E assim, depois de todo o tratamento entre 4 sessões de químio, remédios e acompanhamentos, resolvi criar o grupo “Mama Câncer“, para poder ajudar as mulheres que passaram ou iriam passar pela mesma dor que eu. Tinha certeza de que minha experiência poderia e iria ajudar. E ajudou mesmo!

É preciso que lembremos às nossas novas amigas que existe muita dores que não são revelados pelos exames. Algumas de nós já conseguiram  eliminar essa dor do peito e até da alma! Mas outras continuam lutando contra ela. Por isso, esse grupo é tão fantástico, quando juntam as energias ela diminui, algumas até conseguiram fazê-la desaparecer! Denominei cada uma de nós pelo apelido “fada”, um ser de força e muita luz! Com toda essa vivência, só posso dizer: O câncer tem cura! Sejam guerreiras e não desistam nunca!”.

Yahoo!Grupos é um espaço ideal para as mulheres encontrarem e oferecerem apoio, conselho e troca de experiências sobre o câncer de mama. Também é útil para os cientistas dedicados a pesquisar a doença. Vejam alguns bons exemplos abaixo:

Câncer de Mama (para trocar sentimentos, informações e depoimentos)

Pesquisa Câncer de Mama (grupo científico)

Sites com informações úteis (para conhecer a doença, participar de eventos, fazer diagnóstico e prevenção)

Esperança e Vida

Gineco

Rede Câncer

Calendário de eventos do Instituto Avon

Qual foi a sua experiência com o câncer de mama? Participa num grupo?  Compartilhe-o embaixo.

um abraço,

Graziana – Equipe do Yahoo! Grupos

Siga o Yahoo! Grupos no Twitter

49 Comentários

  1. Solange Maria Correia disse,

    October 20, 2010 @ 3:39 pm

    Tenho um trabalho social, e lido combarios cosos.
    Muitotos ja alcansaram a cura pela fé em Deus. e outros são recentes.
    Mais esperamos Que com a força do AMOR Todos Aõ de alcançar a Cura. Solange de Diadema

  2. Edson Gomes disse,

    October 20, 2010 @ 8:24 am

    Parabéns pela campanha você é uma pessoal especial porque passa em sua mensagem otimismo, esperença e muito amor pela vida.

    Um Abraço

  3. Elizabeth disse,

    October 19, 2010 @ 8:07 pm

    Participo de um grupo em Newark NJ – USA ” Viva a Vida ” , no domingo fizemos uma caminhada de 3 Km onde participaram milhares de pessoas , algumas sobreviventes , suas familias e amigos ; outros em memoria de algum ente querido. Eu fui em memoria de minha irma Ilza Maria que deixou esse planeta no mes em que completaria 22 anos. Isso a 36 anos atraz. Tambem para incentivar Vania , uma amiga de 30 anos ,mae de uma menina de 1ano e 9 meses e de gemeos de 2 meses de idade. Descobriu o cancer quando estava gravida de 4 meses dos gemeos. Esta em tratamento. Temos fe que ela sera uma vencedora, como muitas .

  4. ADEEDUCACAO disse,

    October 19, 2010 @ 9:48 am

    MODERADORA,
    QUERIA EM PRIMEIRO LUGAR DESEJAR TE UM BOM DIA DE TRABALHO E SUCESSO PELA VIDA
    QUERIA APROVEITAR ESTE MOMENTO EM MANDAR O MEU GRANDE ABRACO PELA LUTA DE MAIS UMA DOENCA QUE ESTA A CAUSAR MORTES AS NOSSAS QUERIDAS MULHERES. A ESCOLHA DE SIMBLO, REFLECTE QUANTO UMA ROSA VALE PELO SEU ARROMA E PELA SUA BELEZA E ISSO HARMONIZA TAMBEM A BELEZA FEMENINA. UM BEIJO A TODAS AS MULHERES DE MUNDO SOBRETUDO PARA AQUELAS QUE PADECEM CO O CACRO DA MAMA.

    BOA TARDE. CALO

  5. Edna Manias disse,

    October 19, 2010 @ 12:55 am

    Campanha de Prevenção de Doenças, salva muitas vidas … Vale a pena o trabalho !
    ESCLARECER E INCENTIVAR
    Parabéns !

  6. Débora Morais disse,

    October 17, 2010 @ 11:41 pm

    Olá!

    Meu nome é Débora. Em 2008 descobri um câncer de mama e passei por todo o protocolo de tratamento – cirurgia, quimioterapia, cirurgia reconstrutora e graças a Deus, minha família e a tantas pessoas maravilhosas que encontrei nessa caminhada tudo deu certo. Observando esse mundo novo que a mim também se apresentou – o câncer e seu tratamento multidisciplinar -, outros pacientes – parceiros nessa caminhada -e toda a equipe de saúde que a nós se associa pela vida, conclui que é muito importante reconhecer que não estamos sós e que podemos nos apoiar mutuamente. Assim nasceu uma comunidade de pacientes aqui em Brasília chamada Comunidade de Amigos e Vida! Um grupo de pessoas que se encontram para compartilhar força, vida e projetos bacanas – continuamos fortes o suficiente para doar e plenamente humanos pois precisamos receber apoio, boas palavras e isso nos fortalece! Temos um espaço no Yahoo Grupos e quem quiser participar é só enviar-me um e-mail debora.morais100@yahoo.com.br que reenvio um convite.
    Precisamos desmistificar a palavra câncer, reconhecer os avanços que a ciência vem fazendo dia a dia e encarar o tratamento como tal: tratamento para a saúde, mas antes de tudo – crer no incomensurável amor de Deus por cada um de nós! Ele é poder e tudo pode! Nenhuma medicação tem sucesso quando encontra um organismo esvaziado do amor de Deus. Nossa Comunidade pretende ser um fraterno e aconchegante abraço entre amigos que amam a vida e que descobriram que caminhar juntos é melhor e mais fácil que sozinhos. Além de buscar saber dos direitos pertinentes ao paciente oncológico – legislação dispersa e vasta!
    A todos que estão em tratamento e seus familiares recebam meu carinho – Força e Fé! Paz e Bem! Débora

  7. sil peres disse,

    October 16, 2010 @ 5:35 pm

    Olá,
    temos que levantar esta bandeira, muitas mulheres ainda não abraçaram esta causa e muitas vezes por falta de informação ou ignorancia (de ignorar o fato), acabam percebendo quando o estagio já esta muito avançado. Tenho um blog de ensaios fotograficos feminino e estou postando agora mesmo esta campanha.
    Um beijinho a todas vcs!!

  8. regina disse,

    October 16, 2010 @ 2:05 pm

    Minha mãe morreu de cancer,logo depois comecei a fazer exames constantes acho que não e normal,honten descobri que um garoto de 3 anos tem leucemia e normal você ficar neurotica assim?

  9. Maria Isabel Freitas disse,

    October 16, 2010 @ 12:06 pm

    Cara Graziana e leitores do BLOG,

    Minha história se parece com tantas outras postadas aqui. Aos 39 anos descobri que tinha cancer de mama, o que me fez perder o chão. Só tristeza e pensamentos ruins, de derrota, de ter deixado de fazer tanta coisa, de morte anunciada, me povoaram a mente. Depois da tensão em fazer a quadrantectomia e da retirada das glândulas das axilas, seguida de cirurgia plástica, depois de quimio e radioterapia, e de muitos medos e de muito amor e carinho das pessoas que me cercam, filha, ex-marido, mãe, irmãs, amigos, aqueles com quem convivo no trabalho… estou aqui. Dez anos depois, monitoramento constante, 5 anos de tamoxifeno…. estou aqui… Alegre de sentir a vida fluindo como tem de ser, cheia de realizações pessoais, profissionais, cheia de conquistas, mas também povoada de desafios, problemas, que necessitam ser superados. Quando olho para trás acho que ter enfrentado e superado o câncer de mama me fez uma pessoa melhor… uma coisa especialmente eu ganhei depois dessa experiência: perdi o medo de viver a vida, curtir cada emoção, as boas e as más, respirar o ar puro, olhar o verde, sonhar com a lua, sentir o calor do sol, olhar uma criança correndo no parque e me sentir nela, ou sentir ela em mim, dar risada de nada, caminhar sozinha, dar as mãos, escolher um prato gostoso para preparar, viajar e se divertir, mesmo trabalhando, tomar sorvete, defender uma tese, beber água fresca, jogar conversa fora, sentir o valor da amizade sincera e a dádiva de um amor vivido….

  10. Graça disse,

    October 16, 2010 @ 4:32 am

    Boa noite, fiquei encantada com o blog. Quero deixar registrado que as mulheres que tem CA de mama não desistam de viver. Fazem 21 anos que tive um, graças a Deus e pela minha perseverança de viver, de ir a luta, de brigar contra ele, estou aqui para deixar esse relato. Após todo o tratamento, somente reconstitui a mama 8 anos após a mastectomia. Então, não se apressem em ficarem bonitinhas, pq perderam um quadrante ou toda a mama. O importante é a recuperação total. Deus é tão perfeito que nos deu dois seios. Na falta de um temos outro para podermos amamentar e continuarmos sendo mulheres. A a falta de um ou dos dois, não nos deixa menos mulheres, ao contrário, nos fortalecemos, nos edificamos, pois somos guerreiras sempre. Fica aqui meu singelo depoimento desejando a todas saúde, paz, harmonia, energias positivas e muita luz em suas vidas.

  11. Pitagoras Gentille disse,

    October 16, 2010 @ 4:06 am

    Boa noite

    sou Pitagoras moderador de um grupo da faculdade . minha duvida nãoo sei se esse é o canal mais oportuno mas espero ser lido , então não recebo os emails com anexos que são enviados para o grupo entao nao tenho os arquivos como posso mudar isso ou é algum bug de moderador??

  12. Pretta disse,

    October 16, 2010 @ 1:22 am

    Parabéns, o blog faz valer a pena ser visitado.Abraços…

  13. sonia disse,

    October 16, 2010 @ 12:24 am

    Pessoal dia 7/11 tera Caminhada pense Rosa.
    a caminhada contra o câncer de mama tem inscrições abertas e esta no site
    da PMSJC
    As inscrições, que se encerram com o término das vagas, deverão ser feitas nas lojas da Tim Celulares, uma das parceiras do evento. A taxa é um quilo de alimento não perecível. A previsão é de um público de 4 mil pessoas. O evento terá ainda o apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias de Esporte e Lazer, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Eventos Oficiais e Turismo. O objetivo da caminhada é chamar a atenção das mulheres para a importância da realização da mamografia e de não faltar ao exame marcado, assumindo um compromisso com a própria saúde.
    O “Pense Rosa” é uma campanha que tem por objetivo conscientizar as mulheres de todo o mundo para a importância da mamografia, na prevenção do câncer de mama.
    Vamos participar!!

  14. Luís Felipe disse,

    October 16, 2010 @ 12:18 am

    Minha esposa descobriu que tinha cancer de mama em abril deste ano se operou no mesmo mês de abril, já fez a quinta de seis sessão de quimioterapia quel irá se submeter. Vejo que ela até agora está muito bem e pensando positivo que ficar curada.

  15. sonia disse,

    October 16, 2010 @ 12:18 am

    Ola ..
    diante deste assunto tão importante, divulgo a vcs !
    Caminhada contra o câncer de mama tem inscrições abertas

    O Fundo Social de Solidariedade abre a partir desta segunda-feira (4) as inscrições para a caminhada contra o câncer de mama. A caminhada será no dia 7 de novembro, com saída do Shopping Colinas, às 9h, e terá um percurso de 4 mil metros, passando pela Av. Dr. Eduardo Cury, Rua Ana Maria Nardo Silva, Rua Benedito Silva Ramos, Rua Vital Brasil, Rua Carlos Chagas, Av. São João e Av. Dr. Eduardo Cury. (inscrição dá direito a camiseta rosa) espero que tenha para todos

    O evento faz parte das ações do movimento “Pense Rosa”, que foi lançado em São José dos Campos pelo Fundo Social de Solidariedade em agosto e que tem a coordenação da ONG Orientavida. O “Pense Rosa” é uma campanha que tem por objetivo conscientizar as mulheres de todo o mundo para a importância da mamografia, na prevenção do câncer de mama.
    mais informaçoes no site da PMSJC

    Abraços

  16. Andrea disse,

    October 15, 2010 @ 8:41 pm

    olá a tds,
    faz 2meses e meio q minha mãe descobriu o cancer de mama, operou e essa semana passou pela 1ª quimio, está tendo as reações previstas, mas dentro do quadro digo q está bem, como acompanhante em tempo integral de td o tyratamento e sem estar com a doença, acredito q a consientização deve ser feita sim, mas tb é necessario q se comece um campanha junto as politicas públicas p/ pessoas de baixa renda, pois se a mamografia está umpouco mais agil,a cirurgia por vezes é demorada, comprometendo ainda mais a pessoa, q tds os meios de comunicação c/ sua força possa cobrar das autoridades governamentais mais agilidade em td processo e em qqr parte não somente nos gdes centrs
    obrigada pelo espaço

    um forte abraço a tds

  17. Tereza Azevêdo disse,

    October 15, 2010 @ 6:45 pm

    Olá pessoal,

    Fiz cirurgia de mama no dia 22/09 e estou me recuperando bem; O meu nódulo tinha 0,25mm, era inicial e o linfonodo foi negativo, porém sofrí e ainda estou muito abalada por esta notícia, e decidi chamar a atenção de todas as mulheres que façam os seus exames de 6 em 6 meses, pricipalmente se els fazem uso de hormônio, porque no meu caso, em dezembro/09 eu fiz a ultrasom e não deu nada, e em Junho/10 eu já apresentava este nódulo.
    Gostaria de me engajar em alguma campanha aqui em Salvador/Ba, se vcs tiverem alguma referência, por favor me contactem.

  18. MARIA MADALENA FERREIRA disse,

    October 15, 2010 @ 6:43 pm

    Recebi diagnóstico confirmando cancer de mama dia 17 de agosto p.p. Estou no aguardo de uma mastectomia radical. Meu cérebro congelou nos primeiros dias e esta infinita espera, consome meu sono. Mas, diante do que vi nas filas dos hospitais e tantos depoimentos positivos, tenho esperança de que, ano que vem, escreverei neste blog que estarei bem, se Deus quizer. OBRIGAGA!!!

  19. Cecília Teodoro Almondes disse,

    October 15, 2010 @ 6:12 pm

    Olá

    Gosto muito de campanhas de prevenção principalmente quando se refere ao Ca de mama. Minha mãe teve e se curou e a 4 anos faço palestra sobre a importância da prevenção e uso simbolos para exemplificar deixando claro que o importânte é iniciar desde cedo inserindo na cultura educacional. Assim como escovar os dentes é importante na prevenção das caries a inserção do exame fisico ja na infância tambem previne o Ca de mama.

    Parabéns pelo insentivo

    Cecília Teodoro Almondes
    Enf. Santa Casa de Jacarei

  20. Vania disse,

    October 15, 2010 @ 4:47 pm

    Já perdi uma tia e duas primas com essa enfermidade. A minha tia morreu com 36 anos, suas duas filhas também tiveram. Uma morreu um ano depois que soube. Ela fumava e demorou a parar. A outra resolver lutar. Parou de fumar, mudou a alimentação e viveu por mais quinze anos e morreu de infarte. Ela e a irmã souberam da doença no mesmo ano.
    Parabéns pela iniciativa.
    Conheci mulheres que lutaram e com muita fé conseguiram vencer o cancer de mama.
    Nesta hora a decisão pela vida é tudo.
    Abs!

  21. Marco Antonio Fernandes disse,

    October 15, 2010 @ 4:19 pm

    Graziana,
    gostaria de aproveitar sua mensagem para divulgar uma iniciativa belíssima da empresa onde trabalho, a Avon Cosméticos (The women company) que já há muitos anos atua no Combate ao Câncer de Mama… então deixo o link do Instituto Avon que tem muitas informações sobre o assunto, ações, eventos entre outros… http://www.institutoavon.org.br/

    Bjs e abraços,
    Marco Fernandes.

  22. Helen Lemos disse,

    October 15, 2010 @ 4:13 pm

    Olá, queridas irmãs,
    tomo a liberdade de tomá-las por irmãs, não por convicções religiosas, mas especialmente pelo compartilhamento de uma das experiências mais transformadoras e desafiadoras que é a descoberta e a vivência com o tratamento de um cancer de mama. Fui diagnosticada em fevereiro deste ano e após 8 sessões de quimio e uma mastectomia radical modificada, estou na eminência da radioterapia, embora mais aliviada por ter tido uma resposta completa e não terem encontrado nenhuma neoplasia na mama e nos gânglios que retirei. Sinto-me feliz por poder acordar diariamente e encontrar o sorriso de meu filhinho de 3 anos e de meu maridão, meus companheiros carinhosos! Essa é uma espécie de ‘irmandade’ da qual ninguém desejaria participar, pensa que o mundo vai acabar se acontecer, mas quando a coisa chega pra gente, descobrimos o quanto de guerreiras temos interiormente e nos portamos como tal, levantando a cabeça e respirando fundo, agradecendo a Deus por termos a chance de tratamento e a oportunidade de convívio com pessoas sensíveis, generosas e dispostas a nos oferecer todo o amor que necessitamos nesse momento! Um grande abraço a todos e continuemos nossa luta com muita força!

  23. Dra. Herleni C. Farias disse,

    October 15, 2010 @ 2:32 pm

    Oi gostaria de dizer o pouco que eu sei sobre o assunto: CANCER DE MAMA.
    me descobrir com taxas de exames para cancer de mama, nos exames de CA 125 e CA 13.5 aumentados, e já tinha notado alterações na minha mama.

    Gostaria de dizer a todas as mulheres que o cancer de mama tem cura.

    Se vocês descobrirem alguma alteração na mama, tipo aparencia de casca de laranja, furinho para dentro, ou ganglios aumentados, uma mama maior outra menor, não deixem esperar muito tempo.

    O cancer de mama, mata em 10 anos.

    O cancer na mama cresce 1 cm ao ano, e leva 10 anos para metastatizar, e no ultimo ano não tem mais cura, leva a mulher ou homem ao obito, sim, verdade, homem também está propicio a ter cancer de mama.

    Faça o alto exame.

    Mesmo com leucocitos em taxas de exames NORMAIS vc pode estar desenvolvendo uma neoplasia maligna… UMA PLORIFERAÇÃO CELULAR DESORDENADA. Vamos investigar… ainda mais pessoas com predisposição que estao propicio a inumeras complicações imunologicas/ de saúde.

    Um forte abraço!

    Dra. Herleni

    — Em sex, 15/10/10, brasilmoderadores escreveu:

    De: brasilmoderadores
    Assunto: Outubro “rosa”
    Para: moderators-br@yahoogrupos.com.br
    Data: Sexta-feira, 15 de Outubro de 2010, 0:59

    Olá queridos moderadores! tudo bom?
    Outubro é o Mês da Conscientização do Câncer de Mama. Nesses dias vocês já devem ter visto a fita rosa por aí, que é o símbolo dessa luta. Esta é uma boa oportunidade para aprender mais sobre a doença, que é a segunda causa de morte na população feminina.
    Têm um grupo de apoio? Compartilhem o que quiserem neste blog.
    muito obrigada,
    Graziana – Moderadora do Yahoo! Grupos

    __._,_.___
    | através de email | Responder através da web | Adicionar um novo tópico
    Mensagens neste tópico (1)
    Atividade nos últimos dias: Novos usuários 628 Novas fotos 140
    Visite seu Grupo
    Para cancelar sua assinatura deste grupo, basta enviar um e-mail para:
    moderators-br-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

    Trocar para: Só Texto, Resenha Diária • Sair do grupo • Termos de uso.

  24. Angélica Ripari disse,

    October 15, 2010 @ 1:48 pm

    Esta campanha com certeza deve ser parabenizada por trazer à público uma discussão tão carente em nossa sociedade, tendo em vista a possíbilidade de disseminação de informação. Mas alguns pontos me deixam profundamente intrigadas! Primeiro um mais superficial mas ainda sim intrigante. Denominar esta como a campanha rosa é querer voltar à década de 1950! Retrocesso! Fico indignada com tantas conquistas femininas e ainda insistirem nessa imagem limitada de gênero! E o segundo ponto é que esta denominação acaba só confirmando o super conhecimento do ex governador Requião que afirmou o cancer de mama em homens ser coisa de gays. Se é para trazer uma discussão, que falemos do problema como um todo, e não apenas dos casos mais comuns.

  25. Gianfabio disse,

    October 15, 2010 @ 1:31 pm

    Prezados,

    Informo que a Clínica de Oncologia IOP, no periodo da noite está projetanto luzes em rosa para caracterizar seu apoio e de seus colaboradores com a campanha. Todos os funcionarios e terceirizados utilizam o laço rosa no peito.

    Contem conosco e forte abraço

  26. Luciana disse,

    October 15, 2010 @ 12:34 pm

    Olá, sou terapeuta floral e tenho tido ótimos resultados com esta terapia complementar que ajuda tanto o doente bem como a sua família a superar desde o trauma da notícia do diagnóstico como todo o processo de tratamento e cura tornando esta fase mais confortável possível pra todos.
    Vamos todos viver o outubro rosa sempre…
    terapeutaluciana@hotmail.com

  27. Fernanda disse,

    October 15, 2010 @ 12:03 pm

    infelizmente já tive este caso 2 vezes em minha família, minha mãe, há 10 anos e agora minha cunhada. Mas o que fica de alerta a todo mundo é que mesmo minha mãe fazendo o tratamento há 10 anos não precisou tirar a mama toda, apenas 1/4 e hoje está muito bem, fez quimio e radioterapia. Já minha cunhada demorou para ir ao médico, não teve o mesmo cuidado e foi no início tratada por um médico que não tinha (ao meu ver) o mesmo conhecimento do médico de minha mãe aqui em Ctba (Vinicius Budel) então ele mexeu e tirou o tumor sem saber se era maligno e agora o 2º médico que ela foi consultar falou que como já foi mexido ele terá que infelizmente tirar toda a mama dela, é super nova, tem 32 anos, imaginem! Pessoal, leiam sempre algo sobre o assunto e qdo aparecer algo no seio corram pro médico, melhor agir com rapidez pra garantir o melhor pra saúde de todas vcs!

  28. valeria disse,

    October 15, 2010 @ 11:57 am

    E muito importae esta campanha e parabenizo todos que participam nós mulheres precisanmos de muita firmeza e carinho nos momentos dificieis. Solidariedade nunca é demais , parabéns equipe do YAHOO GRUPOS

  29. Rafael Rodrigues disse,

    October 15, 2010 @ 11:56 am

    Bom dia Graziana,

    Gostei muito do seu texto! Não conheço ninguem próximo que tenha passado por isto, mas gostei muito do seu texto. Muito claro e objetivo, sem contar as sugestões de sites e locais nos quais as pessoas podem encontrar apoio. Postei seu texto e link no meu blog. Parabéns, e continue trazendo textos interessantes para todos nós!

  30. Magda Cristina disse,

    October 15, 2010 @ 11:46 am

    Descobri q estou com CA de mama em agosto/10 e em novembro inicio quimioterapia. Pportanto, em outubro/10 sou paciente. Uma surpresa na minha vida e pra todos q me querem bem mas como a gente só se atenta em entrar num bolg como esse depois de passar por essa experiência, quero parabenizar a todos q alimentam esta idéia “Outubro rosa”.

  31. Thatá disse,

    October 15, 2010 @ 10:40 am

    Parabéns! Adorei a iniciativa. Quando minha mãe soube que estava com câncer de mama, dos três filhos, eu fui a única a não saber por estar grávida. Só soube quando ela entrou para fazer a operação de extração, uma semana antes do meu pequeno Raphael nascer. Hoje, há um ano e quatro meses, estamos acompanhando e torcendo para que não haja maiores incidências. As quimios e radios já cessaram e estamos somente com os “comprimidos”. Nada de desespero, “um dia de cada vez”.

  32. flavia disse,

    October 15, 2010 @ 10:14 am

    vou repasar para os amigos, pois e muito importante lutar por esta causa.

  33. Paulo Viotti disse,

    October 15, 2010 @ 10:07 am

    Amigos:
    Muita paz!
    Do ponto de vista comportamental a preocupação com as patologias recorrentes a ambos sexos e de inteira responsabilidade do ser. Uma das características dos mamíferos, as mamas é fonte de vida, inexoravel remédio para todos os males da mãe ou da criança neonata . Devemos prevenir patologias não só das mamas, mas igualmente, periodicamente, fazer o PapaNicolau. Não sendo do gênero, cabe-me aplaudir a iniciativa. Deus abençoe a toos.
    Paulo Viotti

  34. Carolina disse,

    October 15, 2010 @ 3:41 am

    Muito show esa sua iniciativa. Temos msm que cada vez mais nos informar sobre esse assunto.
    Minha mãe teve à três anos e hoje sabe conviver bem melhor com o tratamento.
    Beijão e boa sorte no blog do yahoo grupos.

  35. Gabee disse,

    October 15, 2010 @ 2:42 am

    Tenho uma tia que teve câncer de mama duas vezes. Na segunda, ele teve de passar por quimio e, como ela é uma costureira de mão cheia, fazia seus próprios lenços para usar durante o tratamento. Hoje ela vende lenços para outras mulheres que passam por isso. Quem quiser conhecer melhor a história dela de superação, clique aqui: http://www.estacaooutono.com.br/.

  36. Edimar T.Bicalho disse,

    October 15, 2010 @ 2:36 am

    Precisamos fazer campanha de esclarecemento as mulheres quanto a necessidade de fazer exames periodicamente para erradicar esssa doença que vem ceifando vidas.
    Eu quero parabenizar Graziana e sua equipe pela iniciativa, continue esclarecendo, e ao mesmo tempo incentivando a classe feminina a aderir esse projeto.
    Parabêns

  37. Cecilia disse,

    October 15, 2010 @ 2:15 am

    Atualmente estou trabalhando como voluntaria para uma fundação que será lançada neste mês: FUNDAÇCAO LAÇO ROSA.www.fundacaolacorosa.com Convido a todos a conhecer o site e adquirir o seu ingresso para a festa de lançamento da fundação que será o dia 19 de outubro na casa Julieta de Serpa (Flamengo). Será uma festa muito bonita, emotiva e cheia de surpresas. Ao adquirir o ingresso vocês estarão colaborando para o sucesso desta fundação. Entrem no site e conheçam o trabalho que ela esta fazendo.

    Um abraço,
    Cecilia.

  38. Giuliano disse,

    October 15, 2010 @ 2:03 am

    Câncer? Há estudos que a indústria de laticínios se recusa a divulgar – provas mantidas em segredo, mais importantes do que aquelas que a indústria de cigarros acabou revelando. Milhares de substâncias causam câncer, mas um hormônio que você produz naturalmente é fator-chave no desenvolvimento do câncer humano, principalmente do câncer de mama. Há milhões de hormônios no reino animal, mas apenas um é exatamente igual nas duas espécies. Esse hormônio, denominado IGF-1 (insulin-like growth factor), é igual em seres humanos e vacas. Ao tomar um copo de leite de 360ml, você está dobrando a quantidade desse hormônio no organismo – um hormônio descrito em periódicos científicos como o fator-chave para o desenvolvimento e a proliferação do câncer.

    http://www.taps.org.br/Paginas/alimartioa02.html
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fwww.purefood.org%2FrBGH%2Frach598.htm&anno=2

  39. Nivaldo disse,

    October 15, 2010 @ 1:49 am

    Pois é!

    Diria mesmo às mulheres que lutem e sejam conscientes em procurar adequado tratamento e levá-lo adiante, com seriedade, pois suas vidas são muito mais que as mamas que talvez possam ter que um dia mastectomizar…
    Fui vítima de um câncer fatal que roubou de mim o que de mais precioso tinha, minha mãe, por conta de não ter-se cuidado adequadamente por mais que eu estivesse perto orientando pessoalmente… por causa da vaidade, escondeu até onde pôde e quando percebemos, fizemos a biópsia, já era tarde. Durou 2 anos e deixou um rombão de saudade incomensurável. Aff!

    Cuidem-se mulheres!

  40. Maria Aparecida Nasser disse,

    October 15, 2010 @ 1:47 am

    Olá Graziana
    Parabéns , sou Enfermeira de Saúde Pública e estamos precisando muito deste trabalho para conscientizar as mulheres.
    Abraços
    Cida Nasser

  41. maria Imaculada Campos disse,

    October 15, 2010 @ 1:33 am

    Graziana,

    Sou totalmente a favor deste movimento,mesmo porque sempre tive problemas.
    Graças a DEUS estou indo bem,porque não foi cãncer.
    Quero fazer desta Luta.Envie-me a fita e se puder enviar uma camiseta que sempre existiu desde o começo da Campanha.
    Eu pago pela camiseta.
    Envie-me mais materiais e eu faço a divulgação.

    Att.
    Maria Imaculada Campos
    Endereço:
    Maria Imaculada Campos
    Rua Badró Júnior,912
    São Brás do Suaçuí-MG
    CEP;35495000

  42. Dorival Vieira disse,

    October 15, 2010 @ 1:19 am

    Sobre a vida.
    Penso muito, e considero que não temos competência para sinalizar qualquer adjetivo.
    Pois la é.
    E ao saber do outro, penso também em Pesso, sim em Fernando Pessoa.
    Que desejava a troca de olhar e sentir.
    Que possamos por varios momentos pedir esa linçenca para viver essa vida diferente.
    Ainda que seja dificil , não estas esperando a vida ela te acompanha e gosta.
    Abraço fraterno a todos _ Dorival Vieira – Psicologo – Psicoterapeuta

  43. mirnas disse,

    October 15, 2010 @ 1:01 am

    Oi, pessoal,
    tive diagnostico de cancer de mama em out2002, após exames de rotina. Fiz cirurgia, quimio e radioterapia. Faço exames semestrais e ainda sinto medo ao pegar os resultados. Nao me abati com o diagnostico, mas sofri com a quimio. Acho que essa fase foi pior, pois minha mãe que estava doente e era cuidada por mim, faleceu na semana em que fia minha primeira quimio. Hoje me sinto curada e levo uma vida normal. Fiz quadrandectomia e não precisei fazer uso do tamoxifeno. Há dois anos, uma irmã mais velha faleceu do mesmo tipo de cancer que eu tive, mas diagnosticado em fase avançada. Não faço parte ativamente de nenhum grupo, embora contribua financeiramente para uma Associação no meu município. Neste dia 16 participarei de uma caminhada em prol desse movimento. As vezes acho que deveria ter mudado em muitas coisas, mas não sei em que, nem como. Acho qu é por isso que ainda me bate esse tal medinho. Bjs a todos

  44. antonio rodrigues disse,

    October 15, 2010 @ 12:57 am

    oi graziana,

    tenho um programa na rádio, na fronteira do rio grande com argentina. vou falar sobre isso no próximo sábado, 15h.

    http://www.radiopitangueira.com.br

    opção AM, terço da gruta N Sra de Fatima

    com carinho,

    antonio

  45. Alaine De Grande disse,

    October 15, 2010 @ 12:57 am

    Olá pessoal, sou terapeuta ocupacional e por dois anos tive na universidade que trabalho um projeto intitulado: A Terapia Ocupacional na luta pela vida:De peiTO aberto que funcionou com um grupo de senhoras voluntarias -Grupo Despertar aqui em Natal/RN e trabalhamos em todas as açoes de prevençao e tratamento do cancer de mama inclusive no publico masculino.
    Hoje estamos agendando açoes para o outubro rosa e já deixamos o portico de Natal rosa e estamos tentando mais açoes na Universidade. Obrigada pela oportunidade.

  46. Telmo Jaconi disse,

    October 15, 2010 @ 12:09 am

    Participei em Porto Alegre do encontro 2010 da Liga Feminina de Combate ao Câncer,no Hotel Everest, como violinista, convidado que fui pela Dra. Narcila. Foi ótimo ter contribuído com minha música para a causa que é muito nobre.

  47. MARIA ESTER MONTEIRO disse,

    October 15, 2010 @ 12:06 am

    SÓ QUEM JÁ PASSOU E QUEM TEM A DOENÇA SABE O QUANTO DOI!! MAIS O AMOR DE TODAS VOCÊS, O APOIO EMOCIONAL, AS SUAS EXPERIENCIAS VIVIDAS, ESTIMULA MUITO PARA CONTINUARMOS LUTANDO, ATRAVES DA PREVENÇÃO DO ALTO EXAME, AJUDANDO ASSIM NO DIAGNOSTICO PRECOCE DA DOENÇA. OBRIGADA POR TUDO!! AMO VOCÊS.

  48. MARIA ESTER MONTEIRO disse,

    October 15, 2010 @ 12:00 am

    ESTÃO DE PARABÉNS PELA CAMPANHA, PELA SOLIDARIEDADE PARA COM AS PESSOAS QUE TEM OU JÁ TEVE TLA DOENÇA. GOSTARIA MUITO DE PODER PARTICIPAR DE ALGUMA FORMA, MAIS ESSA CAMPANHA É MUITO IMPORTANTE E AS PESSOAS ACOMETIDAS AGRADEÇE!

  49. Mohammed disse,

    October 14, 2010 @ 11:52 pm

    Adorei seu Blog

RSS para os comentários neste post