A fim do Yahoo!Grupos… por quê?

Olá,

A Equipe do Yahoo! Grupos gostaria de convidar a todos para compartilharem suas experiências na nossa página. Vamos deixar ao lado, por alguns momentos, as reclamações (aliás,  saibam que são sempre bem-vindas) e vamos falar das coisas boas que têm acontecido  com vocês. A idéia é se deixar levar pelas testemunhas e redescobrir os benefícios de ser parte da comunidade dos Grupos.

Há um tempo atrás, perguntamos no Yahoo! Respostas: Qual foi a sua experiência no Yahoo! Grupos?

Leiam abaixo uma mostra das reflexões mais interessantes.

Um aliado da gente

Every chegou aos grupos através dos seus professores da faculdade. “Eu fiz parte do grupo de geografia. No primeiro dia de aula o professor pediu para todos nós criarmos uma conta no Yahoo e entrarmos para o grupo. É uma maneira de juntar toda a turma e partilhar informações facilmente através do envio de emails. O professor usava para passar matéria e informar quando aconteciam eventos interessantes. Facilitou muito o contato com o professor e com outros colegas. O professor colocava lá fotos da turma e etc. E o fato de se poder ver um histórico das mensagens enviadas facilita na procura da informação e na atualização”.

A necessidade da Teresa B foi bem diferente: ” Entrei há vários anos no Yahoo! Grupos, quando procurava um grupo de apoio a pais de luto. Foi ótimo para mim e para muitas outras pessoas que o frequentavam: a partilha de experiências e as dicas que cada um(a) de nós usa para sobreviver à perda, é uma ajuda inestimável! Só quem passa por uma perda dessas sabe a falta que faz ter alguém que nos ouça (nesta caso, leia) sem fazer críticas, nos mandar calar, esquecer, outras barbaridades que quem está por perto nos costuma dizer. Depois, para mim, o fato de partilhar com outros pais, de outro país, foi uma mais-valia muito grande. Fiz amizades que, em dois casos, passaram do virtual para o real, quando visitaram Portugal”.

Pi também encontrou ajuda no Yahoo! Grupos para continuar com os seus estudos. ” Me influenciou positivamente, quando na faculdade eu não tinha dinheiro para comprar um certo livro, então descobri que tinha um grupo no Yahoo! sobre o livro, e isso me ajudou muito pois consegui várias dicas dos partipantes do grupo e me ajudou muito na matéria. Esse grupo se chama Livro ASO “.

Mary – usando raticida! entrou no Yahoo! Grupos para participar de um grupo de defesa animal. “Aprendi muito com o grupo e pude dar alguma ajuda também. Conheci pessoas que até hoje são meus amigos virtuais, fora aqueles que conheci pessoalmente. Todas pessoas ótimas, de alto nível cultural e educacional. Participavam protetores, ecologistas, biólogos, veterinários, etólogos, adestradores, membros do Greenpeace;  guardo até hoje os e-mails que recebia desse grupo tão amigo e tão sensível ao sofrimento dos animais. O grupo fechou, mais os amigos que fiz através dele continuam até hoje”, contou.

Cassinha63 tirou muito proveito do Yahoo! Grupos quando estudava Letras na UMFG no 2002. “Eu tive que fazer a disciplina inglês on-line, que é feita usando o Yahoo! Grupos.  Eu recebia as tarefas, lia, pesquisava, redigia e enviava as tarefas e as respostas para todo grupo; depois eu recebia o retorno e as críticas, sempre positivas, do grupo todo que era muito criativo, colaborativo e respeitoso. Foi um semestre muito trabalhoso e cansativo, mas valeu cada segundo conectada ao Yahoo! Grupos. Eu aperfeiçoei meu conhecimento de Inglês e de mundo. (O que mais me impressionou foi uma entrevista com adolescentes palestinas. Uma delas disse: ” Meu sonho é o de me tornar uma mulher bomba”. E a outra concordou. Aquilo me deixou muito impressionada. Como isso poderia ser o sonho de uma jovem? Para nós, brasileiros, isso é impossível!)”, comentou.

O Yahoo! Grupos é quase o avô das redes sociais.  Ele foi protagonista no começo e logo compartilhou o cenário com mais um novo serviço:  o Yahoo! Respostas. Ainda hoje, muitos usuários acham que são a mesma comunidade. Vale a pena fazer a distinção tanto para os velhos usuários quanto para os recém chegados.  O Yahoo! Grupos permite criar e fornecer vínculos com os amigos e as pessoas que têm os mesmos interesses por meio da troca de mensagens, bases de dados, arquivos e fotos e o uso de recursos como mapas e agendas pessoais, tudo com graus de privacidade escolhidos por vocês. Já o Yahoo! Respostas, ao contrário,  é uma comunidade de conhecimento e experiência baseada no formato de pergunta-resposta.

E ai… você como descobriu o Yahoo! Grupos? Qual foi a sua experiência? O que é que você quer agradecer a comunidade? Diga-nos abaixo.

Graziana – A Equipe do Yahoo! Grupos

49 Comentários

  1. FRANCISCO disse,

    November 20, 2010 @ 8:52 pm

    entrei neste grupo hoje, e gostaria de compartilhar, e receber informações. Um abraço

  2. Graziana disse,

    November 9, 2010 @ 8:54 pm

    Olá Karla, muito obrigada por reportar o abuso. O conteúdo impróprio já foi apagado. Agradeço vocês me ajudarem a manter a troca de informações e fotos num nível enriquecedor e respeitável para todos. Peço a sua ajuda como moderadores :) abs.

  3. Karla disse,

    November 7, 2010 @ 1:27 pm

    Prezados,

    Gostaria de saber quanto à idoneidade do Grupo Moderadores, uma vez que, nos e-mails de atualização, nos chegam albuns até com fotos pornográficas. Desde que fui contactada para entrar, imaginei que fosse um Grupo para manter os moderadores informados pelo Yahoo. Pensei que, então, não haveria espaço para “esses temas” que não são a propósito do objetivo que parecia haver inicialmente no Grupo.

    Gostaria de uma resposta a respeito.

    karla.estelita@yahoo.com.br

  4. Marcelo disse,

    October 3, 2010 @ 2:34 am

    Conheci o Yahoo Group em 2001e desde lá participo de varios grupos , criei o grupo 35a100 para ajudar desempregdos acima de 35 anos.
    Divulge nosso endereço para seus amigos!!

    http://br.groups.yahoo.com/group/35A100

    Nós moderadores estamos aqui para ajudar, qualquer dúvida, pergunte-nos!

  5. Nelson Alexandre disse,

    September 26, 2010 @ 5:41 pm

    Conheci o Yahoo Group em ~ 2.003.
    Em 2.003 resolvi criar meu grupo para poder trocar experiências e dar continuidade aos meus treinamentos. Sou Multiplicador da Escola Nacional de Supermercados.
    O tempo foi passando e o grupo crescendo. Hoje já somos 591 que trabalham com o varejo e mais especificamente com supermercados.
    Tem sido muito bom.
    quem tiver interesse em conhecer meu grupo e participar, o endereço é:
    http://br.groups.yahoo.com/group/cooperativa_de_ideias/
    Nelson Alexandre:.

  6. delcio disse,

    September 22, 2010 @ 10:37 pm

    oi ,sou delcio moro em sumare-sp encontrei esta pagina e abri ……ancioso por saber mais…estudo…tenho39-desejo conhecer pessoas e trocar idéias.email:delciofurtunato@hotmail.com.br…boa noite…aos colaboradores…e…desenvolvidores…parabéns.

  7. carlos nilton soares peres disse,

    September 21, 2010 @ 9:25 pm

    Gostaria de fazer parte do grupo yahoo, para ter mais informações de estudantes mais experientes. Pois as vezes fico meio perdido com as apostilas do Cederj.

    Um abração,

    Carlos Nilton.

  8. Lene disse,

    September 19, 2010 @ 3:07 pm

    Oiee, entrei através de indicação de amig@s, o benefício é poder mais uma mensagem e ir para varias pessoas ao mesmo tempo, é muito ágil, prático e etc. .

    Aprendi muitas coisas.. organização, respeitar mais opiniões, a importância das amizades, expor idéias etc..

    Gosto da opções de arquivos, fotos, links etc.. porque você pode guardar e mais pessoas terem acesso.Acho que poderia ter um recurso de arquivo só para moderador@ ver, músicas, yahoomessenger no grupo (quem está online).

    abço

  9. Wanderley Lemgruber disse,

    September 16, 2010 @ 3:01 pm

    Já conhecia os grupos do yahoo como visitante de alguns abertos, até que eu e uma galera em 2007 resolvemos criar um grupo de teatro e necessitamos de um recurso capaz de facilitar nossa comunicação, acabei tomando para mim a responsabilidade de criar e manter o grupo no yahoo.

    A experiência foi super positiva, superado alguns problemas iniciais dos integrantes, hj constato que o grupo teria dificuldades se o grupo virtual fosse extinto, realmente agiliza e facilita a nossa comunicação.

    []s Wanderley

  10. Alessandro H. Silva disse,

    September 11, 2010 @ 12:35 am

    Olá Graziana e moderadores,

    Sou Alessandro e moro em Brasília/DF.
    Recebi atribuição de moderador no grupo de discussões criado pelo motoclube do qual sou membro, cuja finalidade é a integração dos membros do grupo, além da divulgação de informações relevantes para o grupo.

    Também sou “proprietário” de um grupo relacionado ao edifício para onde me mudarei em breve. Neste caso, o Yahoo! Grupos ajuda muito na integração dos futuros vizinhos, assim como na troca de experiências relativas ao edifício, a prestadores de serviço, agentes financeiros e a qualquer outro assunto correlato.

    Parabéns pela iniciativa de congregar os moderadores.

    Abraços a todos.

    Alessandro

  11. Nilton Cavalini disse,

    September 10, 2010 @ 9:54 pm

    Olá,

    uso Yahoo desde antes do .br. Uso Yahoo Grupos desde 2003, quando montei alguns grupos, dos quais um persiste até hoje.

    Tenho uma dívida de gratidão com vocês! Parabéns pelas recentes iniciativas.

    Abraços

    Nilton

  12. Elisete Brisolla disse,

    September 10, 2010 @ 6:19 pm

    Eu gostava de enviar emails, e queria enviar emails com mensagens bonitas, formatadas, procurei na net, e encontrei sites, e depois grupos com mensagens, daí foi um pulo para usar o famoso editor gráfico Paint Shop Pro, no qual sou viciada até hoje.
    Modero 4 grupos, e estou em grupo a mais de dez anos.

    Amei o espaço, bela iniciativa

    abraço a todos e a dona do blog

  13. Marcus Venicius disse,

    September 10, 2010 @ 4:25 pm

    Sou Engenheiro e Professor, e para esta segunda atividade a ferramenta é excelente para compartilhar informações. Utilizo a 4 anos e minha experiência coincide com a do Prof. Marcelo. Abraço, Marcus Venicius

  14. Carlos Pereira disse,

    September 10, 2010 @ 2:55 pm

    Olá Graziana

    Conheci o Yahoo Grupos através de um colega de faculdade que criou o grupo para a nossa turma e este se tornou o canal de comunicação entre a escola e alunos. Os professores enviam os materiais para o e-mail do grupo e assim todos recebem no endereço de e-mail de sua preferência. Mesmo agora após a turma ter se formado, continuamos usando o recurso para nos mantermos em contato e agendarmos os happy hours. É muito legal.

  15. Nelson Alexandre disse,

    September 10, 2010 @ 2:10 am

    Comecei a utilizar o YahooGrupos em 2.003.
    Foi quando comecei a dar treinamentos para a escola de supermercados da Abras.
    Criei o grupo “Cooperativa de Idéias” para continuar mantendo contato com as pessoas que participaram de meus treinamentos. Hoje já somos mais de 580 profissionais que trabalham no varejo.
    Os objetivos do grupo são:
    - Prestar consultoria sem nenhum custgo (Princípio das Cooperativas),
    - Trocar experiências entre os membros,
    - Aumentar nossa rede de relacionamento, e etc.
    Tem sido muito bom !

  16. Isabel disse,

    September 10, 2010 @ 1:14 am

    Olá,
    Eu conheci o Yahoo grupos via gloogle, qdo pesquisava sobre tema de artesanato, foi paixão a primeira clikada!! Há 4 anos que uso e amo esta ferramenta. Hoje tenho até um grupo o Amigas da Isa, onde reuni grandes amigas que foram feitas através desta rede de relacionamentos.
    Uso orkut, mas gosto muito mais dos grupos, hoje faço parte de 20 grupos os quais frequento diariamente para trocar ideias, conversar com as amigas e até fazer negocios.
    Agradeço este espaço, pois o que é bom deve continuar e ser melhorado sempre.
    Abraço
    Isa

  17. João Varges - Ex-Professor da UERJ disse,

    September 9, 2010 @ 9:39 pm

    Cara Graziana
    Sou usuário do Yahoo do tempo que não havia ainda o yahoo.br…
    Como me graduei em Informática em Dezembro de 1985 e passei a ser professor concursado em 1986 bem cedo comecei a ser um professor “tecnológico”. Com o advento da Internet, depois da Bitnet, das BBS…, comecei a interagir com as turmas passando logo na primeira aula uma listagem para coleta dos seus e-mails para os quais passava a enviar o material da aula e assim criava um canal de comunicação aluno professor. Em 2004, como deve estar em vosso arquivos, comecei a usar os Grupos Yahoo para cada disciplina ministrada, exclusivos para os alunos inscritos na respectiva matéria, e isso foi uma mão na roda para a minha vida de magistério que infelizmente vai terminar agora em 27 de Setembro quando faço meus setenta anos e passo á aposentadoria compulsória.
    Como agora está se incrementando o Ensino à Distãncia (EAD) sugiro que deem uma melhorada adaptativa para que os Grupos possam ser usados também como plataforma de respaldo ao EAD, com suporte de software para aulas via web-vídeo, trabalhos de grupo, provas virtuais, envio, recepção e conferência dos cartões-respostas, planilha das notas e médias…Sei que com um pouco de criatividade isso se consegue, e nestes anos eu consegui me virar usando estes recursos para aquelas finalidades. Mas com a “papinha pronta e mastigada”..tudo seria mais facilitado para professores, alunos e para o ensino do País..
    Fica aqui esta atrevida sugestão…puxando a brasa á nossa sardinha..
    Cordiais saudações

  18. marcelo disse,

    September 9, 2010 @ 8:19 pm

    Olá pessoal!

    Gostaria de compartilhar a minha experiência com o Yahoo Grupos. Sou professor universitário no Curso de Gestão Ambiental. Todas as disciplinas são compartilhadas com os alunos que produzem conhecimento através de pesquisas na WEB e os compartilham nos grupos que são criados para cada turma. A princípio é uma novidade que precisa ser discutida e sempre procuro fazer isto. No final do curso, as aulas, as pesquisas, as fotos das visitas técnicas e festas ficam disponíveis para todos. Aqueles que já se formaram sempre consultam os grupos para buscarem apresentações powerpoint, pesquisas e aulas. Gostaria de poder aprimorar o Yahoo grupos para este objetivo. Faltam algumas coisas. Todavia, já faço uso a cerca de4 anos e participo de pelo menos uns 20 grupos diferentes em busca da construção coletiva de conhecimento e o compartilhamento do mesmo. Um abraço a todos
    Marcelo

  19. Cleide Bittencourt disse,

    September 9, 2010 @ 7:49 pm

    Olá Graziana,
    Me chamo Cleide e gostaria de partilha com você e todos os demais desse Blog a minha experiência com o Yahoo Grupos. Sou professora Universitaria na Bahia e trabalho atualmente em 4 Universidades diferentes e desde 2002 quando conheci o yahoo grupos através de uma disciplina de mestrado onde estudava que adotei o Yahoo Grupos em todas as turmas onde ensino. Consegui mostrar para os meus alunos a infinidade de possibilidades de uso do yahoo grupos eo quanto eles poderiam explora-lo no seu dia-a-dia na troca de conhecimento entre seus pares. Hoje em dia não só faço uso do yahoo nas turmas onde sou professora como também uso o Yahoo como participantes de listas de discussão na minha área de conhecimento a exemplo da combase, lista que foi idealizada por um professor de Engenharia da Computaçãpo da UEFS (Feira de Santana) e que conseguiu unir professores e estudantes da Bahia, Sergipe e Alagoas da área da Computação para discutir sobre assuntos da área, divulgar oportunidades de empregos e eventos que estejam acontecendo pelo mundo afora. Sinceramente vejo o yahoo grupos hoje como uma das melhores ferramentas de comunicação disponível na internet para unir grupos que tenham interesse de comungar sobre assuntos específicos, já até incentivei um estudante a criar um grupo desse gênero para unir profissionais da área de administração. Parabéns ao Yahoo por uma iniciativa tão importante e que permite as pessoas ampliarem seu processo de comunicação e aprendizagem.

  20. Sérgio Nalini disse,

    September 9, 2010 @ 6:51 pm

    Utilizo o Yahoo há mais de 10, com o Grupo I Love, depois fiz outras listas interessantes, todas funcionando muito bem. Fico feliz que tenha aparecido espaço para uma maior interação entre moderadores. Parabéns.

  21. Thiago Pignataro disse,

    September 9, 2010 @ 6:49 pm

    Olá Graziana,

    Achei interessante a iniciativa e gostei do tom amigavel dos emails, e da forma como você se apresentou.

    Bom, eu conheci o Yahoo grupos quando precisei criar um grupo de emails pra equipe de Kung Fu da qual faço parte. Além disso, atualmente, sou moderador de um grupo de emails que é de um coletivo da Unicamp, que discute basicamente política, e o grupo de emails foi essencial para a organização das nossas atividades, reuniões, divulgação de arquivos produzidos e tudo mais.

    Obrigado

  22. @mario_silveira disse,

    September 9, 2010 @ 6:42 pm

    o Yahoo grupos me ajudou na faculdade para manter contato com os colegas de forma dinâmica e eficaz. Tanto para comunicação como para executar tarefas a distância. Hoje faço parte, além do grupo da faculdade que permanece ativo até hoje, de um grupo de moradores e amigos do condomínio onde resido. Neste grupo informamos reuniões, festas, almoços, passeios, viagens. É muito legal e conseguimos compartilhar de tudo um pouco e estreitar as relações.

  23. DESantos disse,

    September 9, 2010 @ 6:42 pm

    Para nós foi muito bom pois precisávamos ter contato e trocar informações com os professores de Língua Portuguesa pertencentes à Diretoria de Ensino de Santos. O grupo foi muito bom para reunir mais e mais pessoas interessadas no mesmo assunto, cada um trazendo seus conhecimentos, multiplicando seus saberes. Assim crescemos, e muito.
    Atualmente todos tem acesso à pesquisa muito mais fácilmente através da internet, havendo uma queda na troca de mensagens, já que todos aprenderam a buscar as informações via buscadores, mesmo assim, continuamos bem ativos porque nosso segmento é mais específico, e desse modo a troca de experiências se torna rápida.

  24. Nilce disse,

    September 9, 2010 @ 6:30 pm

    Sou adminstradora de uma empresa que trabalha com familiares e amigos de alcoólicos. Nossa diretoria é voluntária e vive em cidades distantes de São Paulo, onde está localizada nossa sede. O grupo, criado e moderado por mim, tem nos auxiliado e muito na condução dos negócios. Todos nós possuímos uma conta de e-mail do Yahoo, que eu particularmente tenho há muito tempo.
    O Yahoo, em especial, tem me ajudado muito a levar a esperança e força para muitas pessoas que convivem com o alcoolismo de um familiar ou amigo. Temos um grupo também em língua inglesa e língua esponhola que nos permite trocar experiência com o mundo todo. O Brasil tem compartilhado por meio desses grupos.
    Serena e agradecida!!!

  25. Jorge Ruas disse,

    September 9, 2010 @ 5:58 pm

    é muti bom termos um local para podermos encontrar novos amigos para podermos tambem interagir entre os grupos como BaixadaLivreAlternativo e todos que fazem parte deste blog, parabens pela iniciativa do Yahoo neste sentido para já que interagindo poderemos orientar uns aos outros para fazer-mos o melhor em nossos grupos onde somos moderadores.
    Jorge Ruas

  26. Laerte disse,

    September 9, 2010 @ 5:48 pm

    Desde que comprei meu primeiro jipe em 2002 sou grande fã do yahoo grupos, onde organizamos tudo de nosso jipe clube. Já usei para organizar e-mail dos alunos do MBA que frequentei e agora estou usando também para organizar os e-mails e arquivos de fotos e vídeos de um grupo de amigos. Sem qualquer dúvida é um grande aliado na organização das nossas informações.

    []´s

    Laerte

  27. Fábio disse,

    September 8, 2010 @ 7:50 pm

    Sou “amigo” do Yahoo há bastante tempo!
    Antes de ser participante/moderador de um grupo já usava o Yahoo mail. Minha experiência, como diz no teu texto, já é vovó das redes sociais, é bem verdade!
    já faz tempo que moderei este grupo e agora com as leituras que fiz com o teu Blog, revivi minhas experiências e relacionei, graças a ti, a vivência que tenho hoje. Sim, o grupo Yahoo foi o início pra mim das redes sociais e o nascer da minha experiência em ambientes virtuais de ensino/aprendizagem que tanto falamos hoje. Meu grupo nasceu para assessorar aulas e textos da Universidade Federal de Santa Maria, mais precisamente para o Mestrado. A experiência foi e é muito boa, sigo até hoje com os meus contatos daquela época. Obrigado por trazer a tona estas memórias! Valeu! E como disse o Raphael do primeiro comentário: “é muito bom saber que tem alguém ai dentro do computador para nos ouvir”, é maneira de humanizar esta imensa web.

  28. Laise Nucci disse,

    September 8, 2010 @ 7:23 pm

    Oi Graziana,
    Parabens por este novo espaço de interação… Vou te contar minha experiência. Eu tinha uma listinha de e-mails que utilizava para encaminhar vagas de empregos com o objetivo de ajudar aos amigos/conhecidos que estavam desempregados, mas isso me dava um trabalhão danado. Foi quando meu irmão criou o nosso primeiro grupo, o ARRUMA_EMPREGO, em agosto de 2004, este grupo foi crescendo tanto que já tem muitos associados fora de SP. Aí criei outro grupo mais especifico para a areahospitalar em novembro de 2006.
    Despois criei mais alguns grupos de trabalho que não duraram muito. Mas descobri muitos grupos interessantes para fazer parte. Estudo a doutrina espírita e tem mais alguns grupos de discussão, o que parece vincular mais o pessoal pois a discussão acaba durando a semana toda e não somente no dia das aulas.
    O que eu acho mais interessante é que qualquer pessoa pode usar os grupos, não precisa ser muito familiarizado com as ferramentas mais atuais porque se não tiver muita habilidade, usa como uma lista de discussão e com o tempo vai se aperfeiçoando.
    O meu grupo mais antigo chegou a ter mais de 8.000 associados, depois descobri que existem os inativos e fui excluindo, hoje são quase 7.000 ativos e não sei qual a melhor forma de divulgar pois o grupo cresceu sozinho.
    Ah! Quero também dizer que o suporte que sempre recebi foi excelente.
    Minha sugestão seria para repensar a forma de lidar com os associados inativos, pois tem que clicar um por um e num grupo grande leva muito tempo e acho importante manter tudo atualizado.
    Espero que a gente possa continuar usufruindo do yahoo, e que vocês cresçam muitoooo
    Abraços,
    Muito Obrigada,

    Laise Nucci
    São Paulo – SP

  29. Gustavo disse,

    September 8, 2010 @ 4:03 pm

    Minha experiência foi muito bacana.
    Minha turma da faculdade, Biologia UFMG, utiliza o Yahoo Grupos desde o início das aulas, em 2005. Até hoje, mesmo depois de formados, utilizamos essa ferramenta para nos comunicarmos. Quando temos que enviar alguma mensagem que é de interesse para esse grupo de pessoas, logo digitamos o endereço do grupo e lá está a mensagem disponível para a galera.
    Usamos principalmente para mensagens, mas vou ver se estimulo mais o pessoal a utilizar os arquivos de fotos. Já temos bastante albuns mas acredito que podemos incluir mais.
    Valeu Yahoo Grupos por nos dar essa ferramenta.
    Ah, tenho sugestões para melhorias. Sempre há como melhorar.
    Abraço a todos.

  30. Hélio Bertolucci Jr disse,

    September 8, 2010 @ 3:02 pm

    Eu participo há anos de alguns grupos do Yahoo e acho a plataforma bem interessante, sem contar que alguns outros provedores abandonaram esse tipo de idéia.

    Tenho também meu próprio grupo na área de patrimônio histórico. Acredito que algumas ferramentas dentro do grupo deveriam ser revistas (sistema de convite é arcaico) ou abolidas e outras inclusas como divulgação e acesso do Flickr, diretamente no Grupo.

  31. Waldemar (Dema) disse,

    September 8, 2010 @ 12:16 pm

    Sou usuário do Grupos há muito tempo.
    Como professor, crio um grupo para cada uma das classes para quem dou aulas, assim fica mais fácil a comunicação com todos. Terminados os cursos, transformo os grupos em grupos de ex-alunos, o que ajuda a rapaziada a manter o contato depois de formados.
    Também crio grupos para todas as associações as quais pertenço. Isso facilita em muito a comunicação com os membros e a troca de informações que, de outra forma, daria muito trabalho.
    Concordo com alguns comentários, de que a plataforma deveria se modernizar, mas ainda que ela fique como está, para mim, ela é uma grande “mão na roda”.

  32. Cristina Brandão disse,

    September 7, 2010 @ 2:45 am

    Oi!!

    Acho o máximo fazer parte do Yahoo! Grupos. Em nosso trabalho foi a melhor forma de divulgação e contato para que o serviço possa fluir com eficácia e rapidez. Penso que seria muito mais difícil sem esse espaço.

    Valeu Yahoo!!!

    Cris Brandão
    Barra do Piraí – RJ

  33. Andrea disse,

    September 6, 2010 @ 8:28 pm

    Não consigo mais acesso aos meus grupos domeu Yahoo Groups, enviei e-mail para Deus e o mundo aí mas ninguém resolve, por favor, enviei um e-mail em pvt para este grupo para ver o que vcoês podem fazer por mim, grata.

    Andrea

  34. Renan Serrano disse,

    September 6, 2010 @ 1:57 pm

    Nós criamos o grupos para manter em contato todos os alunos formandos da faculdade Santa Marcelina, porém não conseguimos enviar arquivos word, excel ou pdf pois quando o email chega o arquivo é transformado em códigos, isso é algo muito importante que deve ser consertado, e na área de fotos ao inlcuir, elas entram todas fora de ordem, vira uma bagunça para saber qual é qual e colocar comentários

  35. Mario Martinez disse,

    September 6, 2010 @ 1:40 pm

    Olá, tenho 3 Listas de discussão no Yahoogrupos. Para mim e nossos amigos foi ótimo poder utilizar esta ferramenta tão importante de comunicação.
    Espero que possamos desfrutar do Yahoogrupos por muitos e muitos anos, porque através dele pudemos fazer amizade com pessoas do mundo todo,
    inclusive em Listas de discussão do Yahoogroups no exterior.

    Grato
    Mario Martinez
    Listas Yahoogrupos: wiccagardneriana@yahoogrupos.com.br
    caldeirão_cerridwen@yahoogrupos.com.br
    oldwica@yahoogrupos.com.br

  36. Tanny® disse,

    September 5, 2010 @ 7:05 pm

    Oi Graziana, eu amo editar imagens, e no yahoo grupos encontrei vários grupinhos de edição de imagem no programa Paint Shop Pro. Fiz muitas amizades aqui, e esses grupinhos fazem parte do meu dia-a-dia. Pra mim é um lazer, uma alegria, meu passatempo favorito!
    beijinhux

  37. Rogeria disse,

    September 5, 2010 @ 3:05 am

    Ja participava de alguns grupos de artesanato, mas agora que esta fazendo um curso, descobri como pode ser realmente util, trocamos informação e atividades o tempo todo………

  38. ELI ANTONELLI disse,

    September 4, 2010 @ 9:17 pm

    Olá, Utilizo vários grupos do yahoo e são extremamente úteis na minha atividade. Sou moderadora de um grupo de jornalismo e participo de 3 grupos de professores e um geologia. Troco muitas informações importantes dentro desses grupos.

    abraços

    Eli Antonelli

  39. Conselho Municipal de Cultura - Lauro de Freitas/BA disse,

    September 4, 2010 @ 9:10 pm

    Viver compartilhando interesses comuns com praticidade, segurança e agilidade são as premissas ideais para um Grupo.

    A descoberta surge, nada mais, nada menos, de amigos. No primeiro dia de visita ao Yahoo! Grupos tivemos a certeza que deveríamos entrar nessa grande rede.

    A Cultura é permeada por diversos indivíduos, grupos e instituições aqui no Yahoo! Grupos.

    Vida longa…

    Congratulações,

    Conselho Municipal de Cultura – Lauro de Freitas/BA

  40. SUZY disse,

    September 4, 2010 @ 7:40 pm

    FOI PELA NECESSIDADE MESMO DE APRENDER E CONHECER O BISCUIT DEPOIS DAÍ VEIO AS AMIZADES QUE CULTIVAMOS COM SINCERIDADE E RESPEITO.OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE…

  41. Nelson D Fragoso disse,

    September 4, 2010 @ 4:32 pm

    tenho uma experiencia antiga nessa ferramenta, sou professor universitario e psicólogo. Todos os grupos de trabalho que oriento, crio um grupo novo e que serve de discussão sobre o andamento dos trabalhos. Também como psicólogo no hospital, criei grupos de informação para melhorar a troca de dados entre os membros dos grupos de trabalho. Essa ferramenta é realmente maravilhosa, o mais interessante é que a maioria dos alunos não a conhecem e não sabem a sua utilidade. rsrsrsrs eles são jovens mas não tão antenados. bjs

  42. anna disse,

    September 4, 2010 @ 3:39 pm

    Eu descrobiu YAHOO GROUP por una amiga do Brazil en 2001 para compartir stationery email o sea grafica web. Foi una esperiencia extraordinaria porque aprendi muchissima coisas de scripting, de grafica, etc. Y agora soi muito feliz de meo groupo de grafica YAHOO en italiano. . Mea experiencia foi otima y YAHOOGROUPS es melhor de todos GROUPOS del mundo mas melhor que GOOGLE GROUP .
    Eu vivo na Italia a Milano. Perdone la mexcla de idiomas , entre espanol y portugues.
    Meu groupo de grafica oe_stationery en italiano es :
    Colorist_it@yahoogroups.com

    anna-milan -italy

  43. Elisabete de Mello disse,

    September 4, 2010 @ 2:56 pm

    I Love Yahoo Grupos.
    Faço parte de alguns e conheci através de amigo.
    Criei o EM Defesa dos Animais, um grupo que atua em defesa de animais pobres, carentes e abandonados.
    http://br.groups.yahoo.com/group/em-defesa-dos-animais/
    Falando sobre ferramentas, interessante seria a inserção de patrocinadores, tal qual ocorre no blogger (google adsense) em considerando que, no caso do Grupo Em Defesa dos Animais, a renda poderia ser revertida em prol dos animais carentes.
    Transformar o Grupo em Blog, propriamente dito, como este!
    Abs!

  44. ALopes disse,

    September 4, 2010 @ 2:26 pm

    Prezada Graziana,
    Muito legal a iniciativa de permitir que os usuários compartilhem suas experiências com o Yahoo! Grupos.
    Até o ano de 2002, eu não conhecia essa ferramenta, mas durante um curso universitário passei a trocar informações com outros colegas de classe (e de outras classes) a partir das mensagens em grupo. Fiquei tão empolgado que reuni outras pessoas interessadas em diversos grupos diferentes, conforme temas distintos. De lá para cá, pude perceber uma significativa troca de mensagens profissionais importantes, além de mensagens de cunho recreativo.
    Também, os grupos serviram para manter em contato pessoas de diversas partes do país – e em alguns casos, também no exterior – e as melhorias do sistema têm sido muito bem recebidas.
    Logicamente, como qualquer grande ferramenta computacional, ainda há algumas falhas que espero ser reparadas (por exemplo, a associação de novos e-mails de um mesmo proprietário em diversos grupos ainda é problemática), mas comparando o Yahoo! Grupos com similares de outras empresas, estou bem satisfeito.

    Abraço e bom feriado!

  45. Regina Passy-Yip disse,

    September 4, 2010 @ 2:13 pm

    Migramos para o Yahoo! em 2002, somos antigos aqui. Para nós foi muito bom pois precisávamos ter contato e trocar informações com artistas espalhados pelo Brasil. O grupo foi muito bom para reunir mais e mais pessoas interessadas no mesmo assunto, cada um trazendo seus conhecimentos, multiplica o conhecimento de todos os outros. Assim crescemos, e muito.
    Atualmente todos tem acesso à pesquisa muito mais fácilmente através da internet, que nesses 8 anos ganhou muito conteúdo de informações. Assim, sinto que houve uma queda na troca de mensagens, já que todos aprenderam a buscar as informações via buscadores. Mesmo assim, nosso grupo é bem ativo, modificamos apenas nossas mensagens de troca de informações para divulgação de resultados.

  46. ivone disse,

    September 4, 2010 @ 2:05 pm

    É muito importante esta troca de idéias e experiencias..Acho que a sustentabilidade de um site,se configura na probidade e gerenciamento dos mesmo, e o grupoYahoo,é muito atento neste contexto..Meus parabéns e até mais…

  47. Eurico Criaviva disse,

    September 4, 2010 @ 11:03 am

    Olá,
    Eu conheci o YahooGrupos através de uma participante dos meus workshops de Inovação.
    Ela me indicou o grupo ConfrariaRH, onde continuo associado.
    Logo depois outro participante sugeriu de eu criar o meu Grupo
    para passar dicas sobre as Metodologias de Facilitação de Worskshop de Inovação e Estratégia, já que não se tem nada escrito sobre isso em Português e pouco coisa em Inglês.
    Então criei o grupo Lider-Facilitador.
    Com o passar dos tempos descobri outro grande benefício dos Grupos,
    lá eu tenho arquivado todos os meus insights, referências, artigos e metodologias que eu indiquei para os meus amigos, e que vez ou outra eu acabo consultando.
    Eu criei o grupo no dia 03/09/2004 – fez seis anos ontem…. :-)
    Gosto muito desta ferramenta YahooGrupos

    Felicidade
    Eurico Gushi
    Facilitador de Workshop de Inovação e Estratégia

    CRIAVIVA – Consultoria
    Innovation Decision Mapping
    criaviva@yahoo.com.brhttp://www.criaviva.com.br

    http://br.groups.yahoo.com/group/lider-facilitador/

  48. Ajisma disse,

    September 4, 2010 @ 10:26 am

    Olá amigas e amigos,
    Hoje resolvi escrever aqui porque gostaria de poder falar bem da plataforma Yahoo! Grupos, contudo não vejo nenhuma vantagem ter um grupo ou fazer parte dum grupo no Yahoo!
    Se o Yahoo! tivesse um serviço tipo Grouply ou Ning, então estaríamos perante uma plataforma de qualidade e, tendo em conta que é um serviço grátis, teria um impacto enorme na sociedade mundial.
    Contudo, o facto é que o serviço Yahoo! Grupos é bastante semelhante ao serviço Google Grupos, o que não trás nada de novo.
    Se o Google Grupos é um serviço que se percebe pois tem que ver com as apostas de outros tempos que hoje já não interessam mas que ainda mantém usuários associados devido a outros serviços como o Blogger, Orkut, Gmail e etc., o Yahoo! Grupos não tem essa necessidade.
    Eu penso que o Yahoo! deveria apostar forte num serviço de grupos mais sociais. Quem sabe o nome Yahoo! Grupos Sociais ou, em inglês, Yahoo! Social Groups com uma plataforma semelhante à plataforma Ning que agora deixou de ser um concorrente por ter deixado de ter versão grátis.
    Eu penso que as formas grátis têm sucesso quando assentam os seus ganhos na publicidade, sendo a publicidade mínima e bem localizada como faz o Facebook, e por isso creio que é esse o caminho do Yahoo! para fazer o seu serviço de grupos crescer.
    Em jeito de conclusão, quero dizer que a plataforma do Yahoo! Grupos é muito rudimentar. Faltam as opções de criar sub-grupos, adicionar embed de vídeos, adicionar fotos que poderia ser um serviço integrado ao Flickr, o próprio criador do grupo poder definir perguntas de perfil e ter acesso na área administrativa aos emails dos membros do seu grupo, poder mudar o layout dum painel de edição de cores, adicionar logótipo e banner com o nome do grupo, entre outras funcionalidades que atraem as pessoas para um serviço. Não esquecendo que seria interessante que o Yahoo! Grupos passasse a usar o domínio ygroups.com e permitisse criar subdomínios (por ex: nome_do_grupo.ygroups.com).
    Aqui ficam as minhas ideias sobre este serviço.

  49. Raphael B. disse,

    September 4, 2010 @ 7:10 am

    Olá Graziana.
    Muito bom saber que tem gente nos ouvindo “aí dentro do computador”. Há muitos serviços que sequer colocam formas de contato para se manterem inacessíveis e o Yahoo criou um blog da Equipe de Grupos. Parábéns!
    Uso o e-mail do Yahoo há bastante tempo, desde quando substituti o e-mail do meu provedor pago.
    Moro numa cidade do interior de SP e muitos de meus amigos se mudaram para outras cidades para trabalhar. Num churrasco em 2002 decidimos criar o Grupo para mantermos o contato que estava ficando difícil. É um grupo fechado, relativamente pequeno, mas ativo há 8 anos. Foi a forma que encontramos para nos comunicar que tem nos ajudado há vários anos a manter o contato.
    Em 2004 eu jogava um MMORPG e nosso clã sentiu a necessidade de facilitar a comunicação entre os membros. Criei mais um grupo em Out/2004 que ainda permanece aberto. Está meio parado mas vez ou outra ainda trocamos algumas mensagens.
    Em 2005 tentei criar um outro grupo para minha família, já que possuo 10 Tios e algumas dezenas de primos que agora já possuem seus filhos, enfim um monte de gente. Porém, desta vez não vingou. Quando criei os outros grupos, o proprietário podia incluir o e-mail que o destinatário já estaria participando. Acredito que depois de alguns abusos de outros usuários, o Yahoo proibiu esse tipo de inclusão, o que acredito ter dificultado a participação de pessoas que não são muito familiarizadas com computadores e internet.
    Se puder servir como sugestão, acho interessante retornar a possibilidade de que o proprietário inclua um associado no grupo sem maiores exigências, hipótese em que o proprietário ficaria sujeito à sanções se abusasse dessa ferramenta ou ainda que existisse um limite diário pequeno para tais inclusões, tipo 10 por dia.
    No mais, tenho percebido que hoje, infelizmente, está fora de moda enviar e-mail. Ou usam mensageiros instantâneos ou redes sociais. Porém, acredito que os Grupos ainda são uma ferramenta poderosa de comunicação que terá vida longa.
    Abraço.
    Raphael

RSS para os comentários neste post